11 Receitas de Sabão Caseiro Fáceis de Fazer


O sabão caseiro é uma ótima alternativa para economizar dinheiro e ainda por cima fazer bem ao meio ambiente. Isso porque a maioria das receitas de sabão para fazer em casa são feitas com óleo de cozinha usado. Logo, em vez de despejar o óleo usado pelo ralo, você pode guardá-lo em recipientes, como garrafas pet ou vidros de azeitona por exemplo, e depois fazer o seu próprio sabão.

 

Porém, não são todas as receitas de sabão feitas em casa que são feitas com óleo. Você sabia disso? Por isso, nós listamos aqui 11 receitas de sabão caseiro, algumas com óleo de cozinha usado e outras não. Mas, todas muito fáceis de fazer para você escolher e colocar em prática.

 

Ah, mas atenção! Antes de começar a fazer as receitas de sabão apresentadas que levam soda cáustica em sua composição, sempre use os seguintes equipamentos de segurança para a sua proteção:

 

Moldes de Feltro

Óculos de segurançaLuvas de proteçãoMáscara respiratória

Além disso, procure fazer as receitas em um local aberto e com boa ventilação.

 

Agora, vamos às 11 receitas de sabão caseiro?

1. Sabão Caseiro com Óleo

 

Fonte: Atitudes sustentáveis

 

Materiais necessários

5 litros de água quente1 kg de soda cáustica5 litros de óleo de cozinha usado e coadoColher de madeiraBalde – de material grosso e resistenteRecipiente para o molde do sabão (bandejas de plástico, caixas de leite cortadas ou gavetas velhas forradas com um pano ou papel manteiga).

Passo a Passo

1. Coloque a soda cáustica no balde e adicione a água fervente aos poucos, com muito cuidado.

 

2. Junte o óleo e continue mexendo.

 

Dica: Mexa com a colher de madeira, sempre com a mesma intensidade e para a mesma direção para não coalhar, até que o sabão se torne pegajoso. Esse processo leva de 20 a 30 minutos.

 

3. Quando o sabão já estiver com uma consistência pastosa, despeje-o no recipiente para o molde do sabão. Deixe-o secar de um dia para o outro, corte-o em pedaços e desenforme.

 

2. Sabão Caseiro em Barra com Óleo e Álcool

Materiais necessários

1 kg de soda cáustica em flocos2 litros de água quente4 litros de óleo de cozinha usado e coado1 litro de álcool5 ml de essênciaBalde – de material grosso e resistenteColher de madeiraRecipiente para o molde do sabão (bandejas de plástico, caixas de leite cortadas ou gavetas velhas forradas com um pano ou papel manteiga).

Passo a passo

1. Coloque no balde a soda cáustica e adicione lentamente a água. Misture com muito cuidado utilizando a colher de madeira até a soda cáustica se dissolver completamente.

 

2. Junte o óleo e continue mexendo por 20 minutos.

 

3. Acrescente o álcool e a essência. Misture até obter uma pasta consistente.

 

Dica: Se você quiser, este é o momento para colocar elementos de decoração, como especiarias, flores secas, dentre outros.

 

Aprenda a Fazer Vários Outros Modelos de Sabonetes Artesanais Lucrativos Clique aqui para mais informações.

 

4. Despeje o conteúdo no recipiente para o molde do sabão. Deixe-o secar por no mínimo 24 horas. Após a secagem, corte o sabão no tamanho desejado.

 

3. Sabão Caseiro Líquido com Óleo e Álcool

 

Fonte: Art Blog

 

 

 

Materiais necessários

2 litros de óleo de cozinha usado e coado2 litros de álcool2 litros de água quente20 litros de água – em temperatura natural1/2 kg de soda em flocos ou escamasColher de madeiraBalde – de material grosso e resistenteRecipiente para armazenar o sabão líquido

Passo a Passo

1. No balde, misture a soda e o álcool com a colher de madeira. Depois, acrescente o óleo e mexa até dissolver a soda por completo.

 

2. Aguarde 30 minutos e adicione dois litros de água fervente. Mexa bem.

 

3. Agora, misture mais 20 litros de água em temperatura natural. Guarde seu sabão caseiro líquido em algum recipiente, como uma garrafa pet, por exemplo.

 

4. Sabão Caseiro com Óleo e Amaciante

Materiais necessários

5 litros de óleo de cozinha usado e coado2 litros de água fervente200 ml de amaciante para roupas1 kg de soda cáustica em flocosColher de madeiraBalde – de material grosso e resistenteRecipiente para o molde do sabão (bandejas de plástico, caixas de leite cortadas ou gavetas velhas forradas com um pano ou papel manteiga).

Passo a Passo

1. Coloque a soda cáustica no balde e adicione a água aos poucos. Mexa com a colher de madeira até que a soda seja diluída.

 

2. Acrescente o óleo aos poucos. Em seguida coloque o amaciante e misture bem.

 

3. Coloque no recipiente para secar, o que levará em média 24 horas. Depois de seco, corte-o em tabletes.

 

5. Sabão Caseiro com Óleo e Coco

 

Fonte: De Fato online

 

Materiais necessários

2 litros de óleo de cozinha usado e coado500g de soda cáustica2 cocos secos frescos700 ml de água125 ml de álcoolLiquidificadorPanela de metalColher de madeiraBalde – de material grosso e resistenteRecipiente para o molde do sabão (bandejas de plástico, caixas de leite cortadas ou gavetas velhas forradas com um pano ou papel manteiga).

Passo a passo

1. Bata no liquidificador a água em temperatura ambiente e o coco até virar uma massa homogênea.

 

 

 

2. Ferva essa massa até reduzir a 3/4 da quantidade inicial, transformando-a em um creme de coco.

 

3. Esquente o óleo na panela e vire-o no balde. Adicione o creme de coco ao óleo. Depois, acrescente a soda cáustica aos poucos e com muito cuidado. Misture com a colher de madeira até diluir a soda cáustica por completo.

 

Descubra o Mundo Lucrativo da Saboaria Artesanal, Clique aqui para mais informações.

 

4. Acrescente o álcool e mexa por 40 minutos.

 

5. Despeje o sabão caseiro no recipiente. Aguarde endurecer de um dia para o outro e corte-o em tabletes.

 

6. Sabão Caseiro com Óleo e Detergente

Materiais necessários

6 litros de óleo usado e coado1 litro de soda cáustica líquida1 litro de detergente de cocoDois recipientes plásticos resistentesRecipiente para o molde do sabão (bandejas de plástico, caixas de leite cortadas ou gavetas velhas forradas com um pano ou papel manteiga).

Passo a passo

1. Despeje todos os ingredientes em um dos recipientes plásticos.

 

2. Não mexa. Apenas vire o líquido de um recipiente para o outro (como se estivesse tentando esfriar uma bebida). Faça isso por 4 vezes.

 

Dica: Não passe de um recipiente a outro por mais de 4 vezes, pois a mistura endurece e gruda no recipiente. 

 

3. Vire o sabão caseiro no recipiente para o molde do sabão e aguarde de um dia para o outro para cortá-lo.

 

7. Sabão Caseiro feito na Garrafa Pet

 

Fonte: Portal tudo aqui

 

Materiais necessários

1 litro de óleo de cozinha usado e coado200 ml de água240 ml de soda cáustica líquidaFunilGarrafa pet

Passo a passo

1. Utilizando o funil, coloque dentro da garrafa pet o óleo, a água e por último a soda cáustica.

 

2. Tampe a garrafa e balance-a para que os ingredientes se misturem.

 

3. Aguarde de um dia para o outro até que o sabão caseiro endureça. Depois, corte a garrafa em fatias do tamanho desejado.

 

8. Sabão Caseiro de Cinzas

Materiais necessários

5 kg de sebo2,5 kg de cinzas5 litros de água1/2 kg de soda cáusticaColher de madeiraBalde – de material grosso e resistenteRecipiente para o molde do sabão (bandejas de plástico, caixas de leite cortadas ou gavetas velhas forradas com um pano ou papel manteiga).

Passo a passo

1. Derreta o sebo em fogo baixo até ficar uniforme e despeje-o no balde.

 

2. Ferva a água com as cinzas por 4 horas. Deixe que elas assentem e use somente a água para juntar ao sebo. Mexa bem. Junte a soda bem devagar e mexa bem com a colher de madeira até dissolver.

 

3. Coloque a mistura de sabão caseiro no recipiente para o molde e deixe no mínimo 24 horas para secar. Corte-o em barras.

 

Aprenda a Fazer Vários Outros Modelos de Sabonetes Artesanais Lucrativos Clique aqui para mais informações.

 

Dica: As cinzas são conhecidas pelo grande poder branqueador. Logo, o sabão caseiro de cinzas é muito bom para lavar roupas brancas.

 

9. Sabão Caseiro de Abacate

 

Fonte: Samuel Alves

 

Materiais necessários

5 kg de polpa de abacate maduro1/2 kg de sebo derretido ou banha400 g de soda cáustica150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)Colher de madeiraBalde – de material grosso e resistenteRecipiente para o molde do sabão (bandejas de plástico, caixas de leite cortadas ou gavetas velhas forradas com um pano ou papel manteiga).

Passo a passo

1. Coloque no balde a polpa do abacate, a soda, o sebo e o breu. Mexa durante uma hora com a colher de madeira.

 

2. Coloque no recipiente para o molde do sabão e deixe no mínimo 24 horas para secar. Corte-o em barras.

 

 

 

Dica: Se você quiser usar o sabonete caseiro de abacate na pele, aguarde um mês para neutralizar a corrosão da soda cáustica.

 

10. Sabão Caseiro com Álcool, Óleo e Sebo

Materiais necessários

5 litros de água4 litros de sebo derretido4 litros de álcool combustível2 litros de óleo de cozinha aquecido1 kg de soda cáustica em flocos ou escamas500 ml de desinfetante à base de eucalipto30 ml de essência aromatizanteColher de madeiraBalde – de material grosso e resistenteRecipiente para o molde do sabão (bandejas de plástico, caixas de leite cortadas ou gavetas velhas forradas com um pano ou papel manteiga).

Passo a passo

1. No balde, coloque a soda e adicione a água aos poucos. Mexa com a colher de madeira até dissolver bem.

 

2. Acrescente o álcool mexendo sempre devagar. Junte o desinfetante sem parar de mexer.

 

3. Adicione o óleo aquecido e mexa sem parar. Após alguns minutos mexendo, acrescente devagar o sebo derretido. Mexa até formar uma substância pastosa e homogênea.

 

4. Coloque a essência e mexa por mais 5 minutos. Despeje em um recipiente para esfriar por aproximadamente 12 horas antes de cortar e desenformar.

 

11. Sabão Caseiro de Erva Doce e Limão

 

Fonte: Limpa Forte

 

Materiais necessários

50g de erva doce1 litro de água1 sabão de coco ralado1 colher de salCasca de um limãoLiquidificadorCoador de panoPote com tampa

Passo a passo

1. Bata no liquidificador a casca do limão, o sal e um pouquinho de água. Coe no coador de pano e reserve.

 

2. Coloque o sabão de coco ralado em uma panela para ferver junto com 1 litro de água e a erva doce. Aguarde até formar uma mistura homogênea.

 

Dica: Não use uma panela de alumínio, pois ela pode manchar.

 

3. Quando a mistura estiver morna, misture o suco da casca de limão e coe tudo novamente. Mexa devagar e guarde em um pote fechado por uma semana antes de usar.

 

Como você acompanhou, existem muitas receitas de sabão caseiro. Agora basta escolher uma que você mais agrade e ir logo preparar seu próprio sabão. E como você viu há opções para todos os usos, seja para os cuidados pessoais, para lavar roupas ou até mesmo para a limpeza geral.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF