Calda do bolo de cenoura PERFEITA precisa de 6 técnicas: fica craquelada e gostosa


A melhor e a mais irresistível parte do bolo é, para muita gente, a cobertura de chocolate. Principalmente se ela cobrir aquela massa leve e fofinha, como a feita de cenoura. A seguir, descubra 6 técnicas compartilhadas pela chefe Rita Lobo, apresentadora do programa “Cozinha Prática” da GNT, para conseguir uma calda de chocolate semicristalizada, craquelada e perfeita pro seu bolo.

Receita de calda de chocolate
Ingredientes

1/3 xícara açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
1/3 xícara de água
1 col. de sopa de manteiga

Modo de Preparo

25rem; padding: 0px; border: 0px; font-variant-numeric: inherit; font-variant-east-asian: inherit; font-stretch: inherit; line-height: inherit; font-family: 'Open Sans', Helvetica, Arial, sans-serif; vertical-align: baseline;">Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.

Truques para a calda ficar crocante
1. Sempre que for dosar os ingredientes em pó, use medidas próprias e niveladas. Ou seja, invista nos dosadores corretos e passe o dedo para nivelar quantidade exata de cada item. Assim, sua receita vai ficar com a consistência perfeita.

e" stye="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-stye: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; ine-height: inherit; font-famiy: inherit; vertica-aign: baseine; dispay: bock; height: 170px;" data-ad-ayout="in-artice" data-ad-format="fuid" data-ad-cient="ca-pub-8198378215414292" data-ad-sot="4068261541" data-adsbygooge-status="done">
osition: relative; visibility: visible; width: 678x; background-color: transarent;">
: none; font-style: inheit; font-vaiant: inheit; font-weight: inheit; font-stetch: inheit; font-size: inheit; line-height: inheit; font-family: inheit; vetical-align: baseline; display: inline-table; height: 0px; position: elative; visibility: visible; width: 678px; backgound-colo: tanspaent;">

2. Use chocolate em pó (também conhecido pela tradicional embalagem de caixinha, normalmente, com 50% cacau e 50% açúcar), que não é cacau (mais de 50%), e também não é achocolatado. Isso faz toda diferença no método que vai pre-cristalizar a calda e deixar ela craquelada.

3. Outro segredo da pré-cristalização da calda é controlar a quantidade de gordura. Por isso, a receita não leva chocolate em barra e também não usa leite, apenas um pouco de manteiga e água.

4. Para reduzir, use o fogo médio agitando constantemente a calda. Para isso, use um fouet e mexa sempre sem parar. O processo de redução leva cerca de cinco minutos.

5. O segredo para descobrir o ponto certo da cobertura é até desgrudar do fundo da panela, como um brigadeiro.

 

6. Na hora de cobrir o bolo já precisa estar morno. A calda pode estar quente, mas o ideal é que a massa não faça a cobertura derreter com seu calor.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR FACEBOOK SALVAR PDF