CALDO DE CARNE CASEIRO


Introdução

INGREDIENTES

1 kg de carne cortada em cubos grandes (que pode ser músculo, acém, coxāo duro). Se achar o ossobuco, que é músculo com osso, fica melhor ainda.

2 talos de salsāo (eu também uso a folha)

2 cenouras cortadas em 4

2 cebolas cortadas em pedaços grandes

4 dentes de alho partido ao meio

3 folhas de louro

2 l de água fria

Você ainda pode acrescentar 1 pedaço de alho poró e pimenta do reino em grão.

MODO DE PREPARO

Refogue tudo antes. Coloque uma 1 colher (sopa) de óleo vegetal (girassol ou milho) na panela e, em seguida, despeje todos os ingredientes (o alho, a cebola, o sals?o, a cenoura e a folha de louro) e refogue por 5 minutos.

Coloque a carne e espere mais 5 minutos, mexendo de vez em quando, para que tudo pegue um pouco de cor. Coloque a água fria, uma pitada de sal, mexa, tampe a panela de pressão e cozinhe por 30 minutos. Aguarde até sair toda a pressão da panela.

Retire a carne, descarte as folhas de louro e passe o caldo por uma peneira pressionando bem os legumes e os temperos para aproveitar todo o sabor.

Deixe esfriar completamente. Você vai perceber que a gordura se solidifica na superfície. Com a ajuda de uma colher, retire essa gordura e descarte.

O caldo está pronto para ser utilizado. Ele pode ser congelado, em porções menores, e dura aproximadamente de 2 a 3 meses.

 

Para fazer o caldo de frango, substitua a carne pela carcaça do frango. Acredite, é com ela que o caldo fica mais saboroso.

E, para o de legumes, retire a carne e repita o mesmo procedimento.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF