Cientistas encontraram bacterias que se alimentam de plastico


Ingredientes

 

Como resolver o problema da poluição causada pelo plástico? Bactérias que destroem o plástico: essa poderia ser a resposta para a crise ambiental da humanidade? Afinal, estamos nos afogando em toneladas de plástico e isso está prejudicando nossos oceanos, as criaturas que vivem neles e até mesmo nossa própria saúde!

Estes comedores de plástico microscópicos não são bactérias comuns. Cientistas realmente encontraram uma maneira de transformar esse microrganismo e aumentar sua superpotência para poupar o planeta. Esse pequeno ser mutante não é o tipo que você encontra em algum universo de histórias em quadrinhos. Não pode voar, disparar lasers pelos olhos ou brotar garras das articulações dos dedos. Seu superpoder é simples, mas vital para a humanidade: pode tornar o mundo um lugar melhor ao consumir todo o lixo plástico. E com cerca de 20.000 garrafas de água sendo compradas a cada segundo ao redor do mundo, tem muito trabalho a fazer.

MINUTAGENS:

Quem é o comedor de plástico 0:56
Quanto plástico vai para nossos oceanos por ano 1:55
Quanto tempo leva para os plásticos se biodegradarem? 4:35
Como tudo começou 5:05
Tecnologia enzimática 6:59

Como você pode reduzir o uso de plástico 8:49

#bactériacomedoradeplástico #poluição #salveoplaneta #bacteriacomedoradeplastico #poluicao

Música por Epidemic Sound https://www.epidemicsound.com/

RESUMO:

– Inacreditáveis 8,6 bilhões de quilos de plástico acabam em nossos oceanos a cada ano. Depois de cair no mar, ele pode ser ingerido pelos animais, que os humanos comem, o que significa que nossa saúde também é afetada.

– O plástico pode destruir ecossistemas e criar mais e mais áreas onde nada pode sobreviver.

– O plástico está ao nosso redor e, queiramos ou não, está dentro de nós! Ele é usado tão extensivamente que foi encontrado em fezes humanas!

– Demora cerca de 400 anos para que alguns tipos de plástico se desintegrem completamente, exatamente os do tipo usado em garrafas de água e refrigerante.

– Pesquisadores japoneses descobriram um filamento de bactérias que evoluiu para comer um tipo específico de plástico chamado polietileno tereftalato (que é bastante usado!) Comumente conhecido como PET ou PETE.

– Segundo eles, as bactérias poderiam quebrar o plástico em pedaços menores, mas não o comiam completamente. Demorou cerca de 6 semanas para que as bactérias comessem uma fina camada de plástico.

– A tecnologia de enzimas pode ser usada para ajudar o problema de lixo da humanidade, mas ainda está em seus estágios iniciais. Os pesquisadores continuam a ajustar a enzima na esperança de que possam melhorá-la ainda mais e usá-la em maior escala.

– A criação dessa superenzima é uma ótima solução para a poluição do plástico. Mas, apesar de sua natureza mutante, ela não pode desfazer toda a poluição que existe atualmente no mundo.

– Enquanto as pessoas continuarem comprando e usando, as empresas continuarão fabricando plástico. Este ciclo continuará até que o consumidor esteja disposto a quebrá-lo.

– . Não caia na tentação preguiçosa de usar pratos e utensílios de plástico. Use louça de porcelana, e lave os pratos depois. Enquanto isso divirta-se escutando alguma música ou seu programa favorito!

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF