Como fazer a dieta da sopa para perder até 1kg por dia


Plano alimentar dura sete dias e tem o cardápio baseado em sopa – consumida no almoço e no jantar – que inclui legumes e verduras ricos em fibras e de fácil digestão

Ingerir líquidos, principalmente água, é fundamental para a saúde e para o sucesso de qualquer dieta. Mas, se o objetivo é perder peso, além da água, também é importante investir em trocas espertas na alimentação, como a substituição de um prato de arroz e feijão por uma sopa super nutritiva e light. De acordo com Liliane Opperman, nutróloga, a dieta da sopa da Universidade de São Paulo é uma opção para quem quer emagrecer rápido. 

 

Desenvolvida pelos alunos da universidade especialmente para o Instituto do Coração (SP), a dieta da sopa foi criada inicialmente com o objetivo de auxiliar no emagrecimento de quem fez cirurgias de coração e precisa eliminar peso rápido, mas o sucesso foi tanto que acabou sendo incorporada por quem busca secar o excesso de gordurinhas e desintoxicar o organismo. 

 

Seguindo o plano alimentar de sete dias, é possível eliminar até 1 kg por dia, isto porque há uma redução calórica significativa, já que a dieta consiste em sopa no almoço e jantar, vegetais, frutas e pouca proteína. Os benefícios de seguir a dieta da sopa, explica a profissional, vai desde eliminar as impurezas do corpo, até regular o intestino e promover sensação de saciedade. 

 

Entre os ingredientes para a dieta da sopa estão muitos legumes e verduras, tais como berinjela, nabo, repolho, cenoura e alguns temperos como salsinha e curry. Estes vegetais são ricos em fibras, vitaminas do complexo B, zinco entre outros nutrientes que contribui para manter o corpo saudável, além de serem de fáceis de digerir. 

 

Segundo a nutróloga, a desvantagem da dieta da sopa é a falta de proteína e a monotonia que ela proporciona. Além disso, se for seguida por muito tempo pode causar fraqueza e desnutrição, por isso é importante consultar um profissional antes de começar a fazê-la.

 

Como fazer a dieta da sopa

 

A dieta consiste em substituir as refeições principais (almoço e janta) por uma sopa, sempre a mesma, criada para a dieta (veja receita abaixo). O ideal é não alterar os ingredientes da receita e, segundo a profissional, seguir o cardápio por uma semana no máximo. Além da sopa, frutas, legumes e chás estão liberados durante a dieta. 

 

Se o indivíduo quiser emagrecer mais, é possível refazer a dieta, mas somente depois de 3 a 4 dias de pausa. Durante esse período é imprescindível manter uma alimentação equilibrada e com alimentos não líquidos. 

 

Segundo Liliane, a dieta não é recomendada para gestantes e indivíduos com hipoglicemia. Além disso, durante a realização do plano alimentar, é indicado praticar apenas exercícios leves e com intensidade baixa, como caminhadas.

 

Receita da sopa

Rendimento: 1 semana de refeições

Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes

1 Berinjela

3 cenouras

2 xícaras de vagem picada

2 tomates picados

1 repolho grande

1 nabo

1 cebola picada

2 maços de cheiro verde 

1 maço de aipo ou salsão

1 dente de alho

4 jilós

2 pimentões

Pouco sal e pimenta do reino

 

Modo de preparo 

Higienizar os legumes, cortá-los em pedaços pequenos ou médios, colocar em uma panela grande e cobrir com água. Tempere, e leve a panela a fogo alto e, quando começar a ferver, abaixe o fogo. Deixe cozinhar é até que os legumes fiquem bem macios. Quando a sopa já estiver pronta, desligue o fogo, deixe esfriar e, se quiser, leve-a a geladeira dispondo-a em vários potes. Não é necessário batê-la no liquidificador.

 

Dia-a-dia da dieta da sopa

 

Além de substituir o almoço e jantar pela sopa, para as outras refeições é preciso seguir algumas regras. Confira:

 

1º dia: Coma todas as frutas que desejar (nada de exageros), exceto banana e abacate. Beba chá, suco de uva (sem açúcar) e água à vontade. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia;

 

2° Dia: Coma todos os legumes frescos e verduras que desejar (podem ser crus ou cozidos). No jantar, se quiser, coma uma batata grande cozida com manteiga. Tome a sopa sempre que desejar. 

 

3° Dia: Coma frutas e legumes à vontade, exceto batata, tome a sopa pelo menos duas vezes ao dia.

 

4° Dia: Coma até 8 bananas e beba leite desnatado à vontade. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia.

 

5° Dia: Coma de 280 a 400 gr. de carne vermelha ou branca grelhada, com uma porção de tomates frescos e firmes temperados com sal, limão e azeite de oliva. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia, beba de 6 a 10 copos de água durante o dia, para eliminar o ácido úrico.

 

6° Dia: Coma até 3 bifes grandes grelhados de carne vermelha ou branca acompanhados de legumes cozidos, exceto batata. Tome sopa pelo menos 2 vezes ao dia, beba água, café, chá e sucos sem açúcar à vontade.

 

7° Dia: No último dia é liberado o consumo de arroz integral, legumes cozidos ou crus à vontade. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia. Beba água, café, chá e sucos sem açúcar à vontade.

 

Cardápio 

 

Confira agora uma sugestão de cardápio preparado pela nutróloga Liliane Opperman:

 

Café da manhã

1ª opção:

1 xícara de chá verde

1 fatia de queijo branco

1 fatia de manga

 

2ª opção:

1 xícara de chá de hibisco

2 fatias de mamão formosa com 1 colher de farinha de chia

 

3ª opção:

1 copo de suco (100ml de água de coco + 5 morangos + 6 gomos de uvas roxas + 1 colher de chá de canela + 1 colher de sopa de amaranto em flocos)

 

4ª opção:

Suchá de kiwi com capim santo (bater no liquidificador 1 xícara do chá com 1 kiwi picado e 5 folhas de hortelã)

1 Maçã

 

Lanche da manhã

1ª opção: 8 morangos

 

2ª opção: 1 pera

 

3ª opção: 1 fatia de melão picado

 

4ª opção: 1 pêssego

 

Almoço

3 conchas da sopa

 

Lanche da Tarde

1ª opção: 1/2 mamão papaia + 1 colher de linhaça dourada

 

2ª opção: 1 fatia de queijo branco + 1 cacho de uvas roxas

 

3ª opção: 1 xícara de chá branco + 2 ameixas pretas

 

4ª opção: 1 xícara de salada de frutas

 

Jantar

2 conchas da sopa

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF