Quem pode sacar o fundo de garantia de contas inativas?


 


Todo trabalhador que tiver saldo em conta vinculada a um contrato de trabalho finalizado até 31 de dezembro de 2015. Assim quem teve contrato de trabalho cancelado até essa data poderá sacar os recursos da conta e este contrato rescindido, e também aqueles trabalhadores que hoje tenham outro contrato de trabalho vigente.


 


Conta inativa o que é?


Contas inativas, para esta hipótese de saque, são aquelas em que o vínculo empregatício foi encerrado até 31 de dezembro de 2015.


 


Posso ter mais de uma conta inativa?


Pode. Cada conta do FGTS em nome do trabalhador é vinculada a um contrato de trabalho que a que deu origem. Quem já trabalhou com carteira assinada, cujo contrato foi extinto até 31 de dezembro de 2015, terá, portanto, uma conta inativa para cada vínculo.


 


Quem pediu demissão ou foi demitido com justa causa também poderá sacar?


Terá direito ao saque se o contrato de trabalho extinto até 31 de dezembro de 2015.


 


Posso sacar o FGTS do meu emprego atual?


Não poderá sacar o fundo de garantia de uma conta considerada ativa. Só pode ser feito o saque apenas contas inativas, ou seja, vinculadas a contratos de trabalho extintos até 31 de dezembro de 2015.


 


Onde consulto o saldo das minhas contas inativas de FGTS?


Pelo aplicativo FGTS disponível para download. Os extratos do FGTS também podem ser consultados no site da CAIXA (www.caixa.gov.br), em terminais de autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão ou de forma presencial em uma agência da CAIXA. Para fazer a consulta no site e no aplicativo, o trabalhador deverá informar seu número de PIS e senha Internet. O trabalhador pode cadastrar o SMS FGTS para receber as informações, no site da CAIXA ou pelo Telesserviço 0800 726 02 07.


 


Quando vou poder sacar o meu FGTS inativo?


A CAIXA irá estabelecer cronograma de atendimento para o saque de contas inativas do FGTS. A previsão de divulgação do calendário de saque é de fevereiro de 2017.


 


Como faço para saber as novidades?


 

Com o SMS do FGTS cadastrado é muito fácil para a CAIXA manter você informado. Faça adesão ao serviço no site da CAIXA ou pelo telefone 0800 726 02 07.