O QUE ACONTECE QUANDO UMA MOSCA POUSA NA SUA COMIDA?


 

Você está distraído comendo alguma coisa, ou prestes a comer, e de repente ela chega voando e pousa no alimento. A primeira reação que costumamos ter e espantá-la rapidamente. Mas você já se perguntou o que acontece quando uma mosca pousa na sua comida?

Pesquisadores realizaram um estudo recente em que alguns participantes deveriam responder a pergunta: "se você estivesse em um restaurante, qual bicho lhe faria derrubar o garfo: roedores, baratas, moscas, formigas ou cobras?".

comida

 

61% dos entrevistados afirmaram que as baratas fariam com que eles desistissem de comer. O resultado não é surpreendente, mas a revelação que os cientistas fizeram depois sim: embora as baratas sejam consideradas mais nojentas, as moscas é que são mais perigosas.

Cuidado com as moscas

mosca

De acordo com os pesquisadores as moscas são duas vezes mais propensas a espalhar germes do que as baratas. Isso acontece porque as moscas se alimentam de coisas mais nojentas como fezes, lixo em geral e animais em decomposição.

Além disso, elas não são capazes de mastigar, ou seja, para poderem comer, elas cospem enzimas que dissolvem o alimento. Então, apenas o fato de um desses bichinhos, aparentemente inofensivos, pousarem na sua comida por um segundo, já é motivo de preocupação.

Doenças

mosc

As bactérias e vírus que ficam presentes no corpo das moscas podem transmitir várias doenças. Apenas o fato das moscas encostarem as patas ou o corpo na comida, já permite que elas transferiram vários germes para o seu alimento.

Entre as doenças que podem ser transmitidas por esses pequenos animas estão a cólera, a disenteria e a febre tifóide. Portanto, fique esperto quando ver alguma mosca voando por perto enquanto você come. E, caso elas pousem na comida, melhor não comer.

Ovinhos brancos

larvas

Além de contaminarem os alimentos e poder provocar doenças, as moscas fêmeas também podem botar ovos na comida, elas são conhecidas como moscas varejeiras.

De acordo com biólogos, as moscas preferem massa fermentável como fezes ou lixo, mas a sua comida também pode servir para elas continuarem com a linhagem.

E que linhagem! Um mosca pode botar até 120 ovos de uma vez só. De 8 a 24 horas as pequenas larvas rompem os ovinhos e começam a se alimentar.

Se uma pessoa engolir esses ovos acidentalmente, as larvas podem se hospedar no seu intestino ou cólon e devorar seus tecidos, causando lesões e até infecções. Na medicina, isso é conhecido como miíase.

Além dos alimentos, essas moscas também podem botar seus ovos em partes do corpo de pessoas, como em feridas na pele, por exemplo. Nesse caso, também ocorre a miíase.

 

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF