Progressiva caseira com Maizena: receitas e como fazer


A escova progressiva virou febre há alguns anos e agora é menos procurada, principalmente porque muitas cacheadas resolveram assumir suas ondas naturais e abandonar os alisamentos. Mas ainda assim a progressiva é sinônimo de praticidade para quem gosta de acordar e estar com os cabelos quase prontos para sair.
Se você gosta de alisar os cabelos, mas não quer gastar tanto com o tratamento no salão, confira algumas formas de fazer progressiva caseira.


Ingredientes

Receitas caseiras para fazer progressiva
Quando você usa os ingredientes certos e na quantidade adequada, sua progressiva caseira vai deixar os fios mais relaxados, com movimento e hidratados. É um tratamento para além de alisar.

1. Leites com Aspirina e Bepantol
O Bepantol é uma substância oleosa, encontrada na versão líquida para facilitar a aplicação nos cabelos. Ele hidrata os fios e atua junto com os leites e com a Aspirina, que deixam os fios mais soltos, alinhados e sem frizz.

Ingredientes
Aspirina: 4 comprimidos;
Bepantol líquido: ½ tampinha;
Leite em pó integral: 3 colheres (sopa);
Leite líquido integral: 25 ml;
Creme de leite: 1 colher (sopa) rasa.

Modo de preparo
Em um pote de vidro ou plástico, amasse os comprimidos com um garfo;
Misture os demais ingredientes no pote até ficar bem homogêneo.

2. Com Maizena
O efeito da Maizena, o amido de milho, nos fios é semelhante ao dos leites com a Aspirina, deixando-os mais macios e soltos. Mas essa receita tem menos ingredientes, veja como fazer:

Ingredientes
Leite integral: 300 ml;
Maisena: 3 colheres (sopa);
Azeite de oliva ou óleo vegetal: 1 colher (sopa).

Modo de Preparo

Leve ao fogo uma panela com o leite e a Maizena. Deixe em fogo baixo e fique misturando até engrossar, como um mingau;
Retire do fogo e misture muito bem o óleo ou azeite.
3. Limão e leite de coco
Essa receita é especialmente nutritiva para os fios, então também é um tratamento quase completo. O limão vai colaborar com a limpeza e fechamento das cutículas, quanto o leite de coco vai oferecer nutrientes e hidratação aos fios, deixando-os mais relaxados, lisos e comportados. Para essa receita só precisa misturar 200 ml de leite de coco e suco de 1 limão.

Como aplicar
Para fazer a aplicação da sua progressiva caseira, escolha um dia em que seu cabelo precisa ser lavado. Lave apenas uma vez com xampu. Retire o excesso de água com a toalha.
Penteie os fios e vá aplicando a mistura escolhida mecha por mecha, desde perto da raiz às pontas.

Faça um coque, coloque uma touca térmica e espere meia hora. Depois enxague com água morna, passe o condicionador e pronto. Deixe secar naturalmente com o finalizador da sua preferência.

O que não fazer
Esses produtos recomendados para fazer a progressiva caseira são seguros para a saúde dos cabelos, inclusive ajudando a melhorá-la, seja com limpeza, nutrição ou hidratação.
Não use produtos químicos que possam causar reações alérgicas ou que não tenha certeza para que servem.

Mesmo esses tratamentos naturais não devem ser feitos com muita frequência, pois deixam mais resíduos no couro cabeludo. Aplicar produtos em excesso acaba prejudicando a saúde do cabelo. Ele precisa ter tempo de receber um tratamento, esperar o efeito passar, ser bem limpo e só depois de semanas vai estar pronto para um novo tratamento.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF